No dia 19 de novembro de 1968, saía da linha de montagem da General Motors do Brasil, na unidade de São Caetano do Sul (SP), o primeiro automóvel fabricado pela empresa no país. O veículo já nasceu como símbolo de requinte e sofisticação. "O Opala é um clássico entre os veículos produzidos pela indústria automobilística brasileira e que, com certeza, ajudou a construir a história de sucesso da marca Chevrolet no Brasil", afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. "Com uma produção e venda próxima de 1 milhão de unidades, o Opala é até hoje objeto de desejo de uma legião de fãs e colecionadores por todo Brasil", acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa. Confira a seguir a trajetória do modelo no país 1966: a GM do Brasil anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros. 1968: é lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas. 1969: em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala. Chevrolet Opala circula no Rio de Janeiro em 1969 1970: em junho, a GM lança o Opala Cupê SS. Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas. 1973: novo Opala em outubro, o SS (quatro cilindros) e o Automático (quatro e seis cilindros). 1974: em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan. Em 19 de dezembro, é a vez de o Opala completar 300 mil unidades no Brasil. Linha Opala no ano de 1974, ano em que já são 300 mil unidades 1975: em novembro, é lançado o Opala 250-S. 1976: em 20 de novembro, a GM apresenta ao público, no 10º Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de quatro e seis cilindros. 1977: em 31 de agosto, a GM apresenta à imprensa a linha Chevrolet 78, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS e o Chevette com novo estilo frontal. 1978: em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de quatro e seis cilindros. Em 29 de março, meio milhão de Opalas já saíram da linha de montagem. Diversidade marca a linha Opala em 1978; meio milhão nas ruas 1981: em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, seis cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial. A perua Chevrolet Opala Caravan no ano de 1983 1988: em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala. Último Opala sai da linha de montagem de São Caetano, em 1992 1992: em abril o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1 milhão de unidades produzidas. Em setembro, o Omega chega ao mercado para naturalmente substituir o Opala |
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Uma breve história do Opala
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