Pesquisar este blog

Uma breve história do Opala






No dia 19 de novembro de 1968, saía da linha de montagem da General Motors do Brasil, na unidade de São Caetano do Sul (SP), o primeiro automóvel fabricado pela empresa no país. O veículo já nasceu como símbolo de requinte e sofisticação.

"O Opala é um clássico entre os veículos produzidos pela indústria automobilística brasileira e que, com certeza, ajudou a construir a história de sucesso da marca Chevrolet no Brasil", afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. "Com uma produção e venda próxima de 1 milhão de unidades, o Opala é até hoje objeto de desejo de uma legião de fãs e colecionadores por todo Brasil", acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa.

Confira a seguir a trajetória do modelo no país

1966: a GM do Brasil anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.

1968: é lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1969: em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala.

Chevrolet Opala - foto Divulgação
Chevrolet Opala circula no Rio de Janeiro em 1969

1970: em junho, a GM lança o Opala Cupê SS. Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas.

1973: novo Opala em outubro, o SS (quatro cilindros) e o Automático (quatro e seis cilindros).

1974: em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan. Em 19 de dezembro, é a vez de o Opala completar 300 mil unidades no Brasil.

Chevrolet Opala - foto Divulgação
Linha Opala no ano de 1974, ano em que já são 300 mil unidades

1975: em novembro, é lançado o Opala 250-S.

1976: em 20 de novembro, a GM apresenta ao público, no 10º Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de quatro e seis cilindros.

1977: em 31 de agosto, a GM apresenta à imprensa a linha Chevrolet 78, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS e o Chevette com novo estilo frontal.

1978: em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de quatro e seis cilindros. Em 29 de março, meio milhão de Opalas já saíram da linha de montagem.

Chevrolet Opala - foto Divulgação
Diversidade marca a linha Opala em 1978; meio milhão nas ruas

1981: em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, seis cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial.

Chevrolet Opala - foto Divulgação
A perua Chevrolet Opala Caravan no ano de 1983

1988: em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.

Chevrolet Opala - foto Divulgação
Último Opala sai da linha de montagem de São Caetano, em 1992

1992: em abril o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1 milhão de unidades produzidas. Em setembro, o Omega chega ao mercado para naturalmente substituir o Opala